quinta-feira, 16 de março de 2023

Atividades sobre o Dia Mundial da Água para o 3º ano do ensino fundamental

 

Dia Mundial da água 

Atividades com esse tema no final da página. 

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos e para a sustentabilidade do planeta.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, e desde então é celebrada em todo o mundo com eventos e atividades relacionadas à conservação da água e ao uso sustentável dos recursos hídricos.

O tema do Dia Mundial da Água varia a cada ano e busca chamar a atenção para questões relevantes relacionadas à água, como o acesso à água potável, o uso racional dos recursos hídricos, a gestão integrada dos recursos hídricos, a proteção de ecossistemas aquáticos, entre outros.

A água é um recurso fundamental para a vida humana e para o desenvolvimento econômico e social, mas infelizmente, ainda enfrentamos grandes desafios na gestão e conservação dos recursos hídricos em todo o mundo. O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para refletirmos sobre esses desafios e para promovermos ações concretas em prol da conservação da água e do meio ambiente.

Ensinar sobre o Dia Mundial da Água para crianças pode ser uma ótima oportunidade para conscientizá-las sobre a importância da água e para incentivá-las a serem mais responsáveis em relação ao uso deste recurso precioso.

Sugestão de atividades práticas para ensinar sobre o tema

Algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças para ensinar sobre o tema são:

Contar histórias sobre a importância da água: uma forma lúdica e divertida de ensinar sobre a importância da água é por meio de histórias, como contos, fábulas ou lendas que abordem o tema.

Fazer experimentos com água: é possível fazer experimentos simples com água que ajudem as crianças a entender conceitos como a importância da água potável e a necessidade de preservação dos recursos hídricos.

Criar cartazes e desenhos sobre o tema: as crianças podem criar cartazes e desenhos com mensagens sobre a importância da água, com ilustrações que mostrem como podemos economizar água em nosso dia a dia.

Organizar uma campanha de conscientização: as crianças podem criar uma campanha de conscientização sobre a importância da água e fazer apresentações em escolas, praças, comunidades ou outros locais, compartilhando informações sobre a importância da água e como podemos preservá-la.

Visitar um parque ou uma reserva ecológica: é possível levar as crianças para visitar um parque ou uma reserva ecológica que tenha rios, lagos ou cachoeiras, para que elas possam ver de perto a importância da água para a natureza e aprender mais sobre a preservação dos recursos hídricos.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas para ensinar sobre o Dia Mundial da Água para crianças. O importante é sempre buscar uma abordagem lúdica e criativa, para que as crianças se sintam motivadas a aprender sobre o tema.

O ciclo da água 

O Sol fornece calor.  A água evapora dos oceanos, mares, rios e lagos. A água cai no solo como precipitação. As nuvens sobem e esfriam, o que causa precipitação.



Desenhe sobre o ciclo da água 

Como a água pode ser encontrada no nosso planeta.



O ciclo da água é o processo de circulação da água ao redor da Terra como precipitação, condensação e evaporação. Pesquise esses termos e explique-os com suas próprias palavras.




Atividade ciclo da água 

Recorte e cole as etapas do ciclo da água.



Usos da água no dia a dia 

Lavar as mãos, tomar banho, lavar roupas, lavar louças, fazer comida, limpar a casa, molhar as plantas, lavar carros, etc. 

Atividade sobre os estados da água 
A água pode ser encontrado em três estados: sólido, liquido e gasoso. Vapor de água na panela, evaporação de água de roupas no varal, água dos rios, copo de água, cubos de gelo, água congeladas nos pólos. água da torneira, água do chuveiro, água da chuva, neve congelada, água do mar e águas de lagos. 

Atividade cartaz 

Crie um cartaz com tema: Economize água



Atividade labirinto 

Ajude o menino a fechar a torneira no menor tempo possível.

Atividade labirinto 

Seja rápido! Ande pelo labirinto no menor tempo possível para avisar a menina para economizar água.



2 comentários: