terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Atividades diagnósticas para Volta às aulas alfabetização e segundo ano do ensino fundamental

 

Férias escolares e volta às aulas

As férias escolares são períodos de descanso durante o ano letivo em que as crianças não precisam comparecerem à escola. As férias escolares são importantes porque permitem que as crianças descansem e recarreguem as energias depois de um período de estudos intensos. Elas também podem ser um momento para as crianças fazerem atividades diferentes, como viajar ou participar de atividades extracurriculares. 

Alguns períodos de descanso escolares no Brasil que são mais comuns incluem o recesso de fim de ano, as férias de janeiro e o recesso de julho. É importante que as crianças continuem aprendendo durante as férias, então os pais e responsáveis devem incentivar atividades educativas e de lazer saudáveis durante este período: passeios em parques, praças, zoológicos, ou mesmo brincadeiras organizadas na própria comunidade. 

✅Atividades para imprimir no final da página👇

Sugestões de atividades para o início do ano letivo

1- Faça um tour pelo prédio da escola, pelo pátio e pelas demais dependências da escola. Isso ajudará as crianças a se orientarem no ambiente escolar e a se sentirem mais confiantes.

2- Crie um calendário de atividades para o mês, incluindo aulas, projetos, trabalhos de casa e atividades extracurriculares para ser fixado na sala de aula para consulta dos alunos. 

3- Faça um jogo de perguntas e respostas com as crianças sobre o que elas aprenderam durante as férias.

4- Confeccione um mural de metas para o ano escolar. As crianças podem escrever suas metas de aprendizado escolares e pessoais, poderá decorar o mural com desenhos e fotos.

5- Oriente as crianças a fazerem um painel da turma de escrita criativa, como escrever uma história ou um poema sobre as férias. Modelo de atividade abaixo:👇

6- Proporcione momentos de criação de arte como: desenhar, pintar ou fazer trabalhos manuais.

7- Construir junto com os alunos regras para sala de aula para garantir um bom funcionamento do ambiente coletivo. Modelo de regra para sala abaixo: 👇

8- Atividade diagnósticas podem ajudar o professor Compreender o nível de aprendizado da turma.  Confira abaixo algumas atividades fáceis e divertidas para medir os conhecimentos dos alunos. 

Atividades diagnósticas de matemática


Atividades diagnósticas de Língua Portuguesa 


Atividade 1 Interpretação de imagens

É a interpretação de uma imagem em que o aluno deverá "ler" a imagem e responder as perguntas referente a ela. 


Atividade 2 Descrever minhas férias 

Escrever ou desenhar sobre as férias. Uma forma de diagnosticar como está o nível de escrita, além identificar a construção de narrativas seja escrita ou por meio de desenhos. Logo depois poderá compartilhar seu desenho com os colegas, explicando verbalmente.   


Atividade 3 Jogo da memória dos materiais escolares

Para esta atividade precisará de: tesoura, cola e papel cartão. Recortar as cartas com as figuras e as cartas com as palavras correspondentes, colar no papel cartão para ficar firme. O aluno irá associar as figuras às palavras para isso fará a leitura das palavras.   




Atividades 1 de Artes pintura 

Pintura sobre motivos de materiais escolares. Exercitando a arte de colorir desenhos. O professor poderá pedir aos alunos que escolham cinco desenhos que aparecem na imagem e escrevam seus nomes.  


Atividade 2 de Artes desenho

Decore a mochila com desenhos de sua preferência e escreva seu nome na etiqueta. Nesta atividade o aluno fará desenhos para decorar a mochila, além de colorir o a mochila. 



Regras de convivência para  a sala de aula 

1- Manter nossa sala de aula limpa.
2- Seja solidário ajude seu colega.
3- Mantenha a sala de aula organizada.
4- Pergunte quando tiver dúvidas.
5- Capriche nas suas tarefas.





2 comentários:

  1. Estou tão feliz que te encontrei novamente.
    Você é maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Que bom que você está aqui!!! Essse é o meu outro Blog Atividades Criativas!

      Excluir