sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Atividades Ordem Alfabética para o 2º ao 4º ano do ensino fundamental


✅Atividades sobre o tema no final da postagem 👇


A ordem alfabética

O nosso alfabeto é formado de 26 letras. Temos cinco vogais e vinte uma consoantes. As letras podem ser maiúsculas ou minúsculas e formam uma ordem chamadas de ordem alfabética.  

A ordem alfabética é a forma de classificar as palavras de acordo com a sequência das letras que as compõem. É, comumente, utilizada para organizar dicionários, listas de palavras e arquivos de texto. A ordem alfabética é baseada na sequência das letras do alfabeto, começando pela letra "a" e terminando com a letra "z.

É no dicionário que encontramos todas ou quase todas as palavras de uma língua. Ele nos ensino como são escritas todas as palavras e seus significados. Tem dicionários que nos ensinam até mesmo a separa-las em silabas. No dicionário as palavras estão na ordem alfabética para facilitar sua busca. 

Como ensinar a ordem alfabética de forma lúdica 

Uma forma de ensinar a ordem alfabética para as crianças é usando cartões com letras do alfabeto. Comece ensinando as letras individuais e, em seguida, ensine como colocá-las em ordem. Outra opção é usar jogos e atividades divertidas, como colocar letras de palavras misturadas em ordem alfabética. Também é importante fornecer muita prática e elogiar as crianças por seus esforços e progresso.

Existem várias maneiras de ensinar a ordem alfabética para crianças, algumas delas incluem:

Jogos: existem muitos jogos, como jogos de cartas e jogos de tabuleiro, que ajudam as crianças a aprenderem a ordem alfabética de forma divertida e interativa. Veja jogo da ordem alfabética abaixo no final da página👇

Atividades práticas: as crianças podem praticar a ordem alfabética ordenando letras, palavras e frases. Por exemplo, dando a elas uma lista de palavras e pedindo-lhes para colocá-las em ordem alfabética.

Canções e rimas: ensinar a ordem alfabética através de canções e rimas é uma maneira eficaz de ajudar as crianças a decorar a ordem das letras. Colocar música ao recitar o alfabeto, irá fazer a criança lembra a ordem em que econtramos as letras no nosso alfabeto.

Leitura do alfabeto: aprender o nome da letra e a ordem em que ela aprece não é uma tarefa fácil para as crianças. Mas existem formas divertidas para incentivar as crianças a lerem o alfabeto. Por exemplo, ler de frente para a trás, de trás para frente e intercanlando as letras, é uma forma excelente de ajudá-las a aprender a memorizar a ordem alfabética. Ao realizar uma atividade de ordem alfabética como por exemplo organizar uma lista de nomes, a criança vai ter plena noção de como fazer.    

Tecnologia: existem vários aplicativos e jogos educativos que podem ajudar as crianças a aprenderem a ordem alfabética de forma interativa e divertida. Veja👉 Jogo ordem alfabética


Atividade 1 Correspondência de letras 

Nesta atividade será Combinado a letra maiúscula com a letra minúscula. Circular a resposta. A atividade apresenta letras aleatórias do alfabeto, onde o aluno terá que fazer a correspondência das letras combinando letras maiúsculas e minúsculas. 



Atividade 2 Ordenando as palavras  

Escrever as palavras apresentadas na folha abaixo em ordem alfabética. A seguir, em seu caderno, forme três frases utilizando ao menos duas palavras abaixo em cada frase.

Atividade 3 Recorte e cole em ordem alfabética

Recorte e cole as palavras dos retângulos na ordem alfabética que estão dentro das linhas pontilhadas. As palavras são: BOLACHAS, PRESENTE, RODA, TREM, ZEBRA, MACACO. 


Vídeo: Alfabeto dos bichos 
O vídeo apresenta o alfabeto dos bichos de A a Z e mais curiosidades sobre os animais que é visto no vídeo. Aprenda o alfabeto de forma divertida e informativa. Bem Legal!  Acesse o material clicando no vídeo abaixo; 


Atividade 4 Animais de A a Z 

Desafio da ordem alfabética. Você consegue pensar em um animal que começa com cada letra do alfabeto?  Respostas possíveis: ARARA, BALEIA, CABRA, DROMEDÁRIO, ELEFANTE, FOCA, GALINHA, HIPOPÓTAMO, IGUANA, JACARÉ, KAKAPO (ave) LEÃO, MACACO, NAJA (serpente) ONÇA, PAVÃO, QUATI, RINOCERONTE, SAPO, TATU, URSO, VACA,  WALLABY (tipo de canguru), XEXÈU (tipo de ave), YAK (boi selvagem), ZEBRA.  


Atividade 5 Dicionário dos nomes 

Escreva os nomes das crianças em ordem alfabética. Vamos fazer como no dicionário. Colocar os seguintes nomes em ordem alfabética: ANA PAULA, ANA BEATRIZ, PAULO VITOR,ANA ALICE,ANA EDUARDA, PAULO RICARDO PAULO HENRIQUE, ANA CLARA, ANA MARIA PAULO SÉRGIO PAULO FRANCISCO, PAULO CESAR. 


Atividade 6 Jogo da ordem alfabética 

O jogo da ordem alfabética pode ser jogado em dupla, este jogo consiste em associar os nomes das crianças as suas letras iniciais até completar toda a cartela. Aquela criança que conseguir sobrepor os nomes as suas letras em menor tempo ganha. Para jogar é preciso recortar a cartela com os nomes deixando as cartelas com as letras do alfabeto inteiras. O jogo é composto de 3 cartelas contendo as letras do alfabeto e três cartelas com os nomes de crianças de cada letra do alfabeto. 





4 comentários: